segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Grêmio procura Mazembe para a inauguração da Arena

Com poucas aspirações em 2011, o Grêmio mira o futuro. No dia em que comemora 39% da construção da Arena concluída 03/12, Eduardo Antonini e Paulo Odone visitaram as obras no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Em meio ao passeio, o presidente da Grêmio Empreendimentos revelou ao GLOBOESPORTE.COM que negocia com o Mazembe para a realização de um dos jogos de abertura do novo estádio gremista. O time da República Democrática do Congo eliminou o Inter na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.

O goleiro Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o Internacional (Foto: Ag. Estado)

Antonini afirmou que entrou em contato com o clube africano há cerca de um mês. Em um primeiro momento, após a conversa com dirigentes do clube e até mesmo com o goleiro Kidiaba, o dirigente recebeu dos africanos uma sinalização positiva sobre a possibilidade de viajar até Porto Alegre. O Grêmio também negocia a vinda de um grande clube do exterior para a festa de inauguração:
- O Mazembe é apenas uma das possibilidades. Também estamos negociando com outros times - disse Antonini.
De acordo com o dirigente, o clube africano faria o jogo de fundo. A partida principal reuniria o outro clube com quem o Grêmio ainda negocia.
A previsão de Antonini é de que a Arena esteja com 45% das obras concluídas até o fim do ano. Atualmente, 1,6 mil operários trabalham nas obras no Humaitá. O Grêmio garante que o novo estádio será entregue até o dia 30 de novembro de 2012. O jogo de inauguração está previsto para depois do Brasileirão do ano que vem.

Grêmio entra em processo de reformulação a partir desta segunda

Caio Júnior deverá ser apresentado durante à tarde, no Olímpico

Caio Junior, Botafogo x Atlético-PR (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)Caio Júnior foi anunciado no Grêmio 

Reformulação. A partir desta segunda-feira, o Grêmio começará em tempo integral a projetar a temporada de 2012. A começar pelo técnico Caio Júnior. O comandante já deverá ser apresentado no período da tarde, no Estádio Olímpico.
A ideia é a de anunciar reforços. O meia-atacante Carlos Eduardo é um dos nomes mais próximos. O próprio diretor executivo de futebol Paulo Pelaipe já mostrou otimismo na volta do jogador, por empréstimo junto ao Rubin Kazan, da Rússia. O atacante boliviano Marcelo Moreno também é opção.
Para o meio-campo, foi especulado o meia Marco Antônio, destaque da Portuguesa na campanha na Série B. Mas o empresário Álvaro Cerdeira negou contato com o Grêmio para tratar sobre o atleta.
Assim como jogadores irão chegar ao Olímpico, outros estão de saída. A principal reformulação será na defesa. Rafael Marques, por exemplo, já foi colocado em disponibilidade pela direção. Rodolfo e Edcarlos são outros que dificilmente permanecerão.
Pouco utilizado e sem espaço no time, Gabriel poderá ser negociado. O lateral-direito não conseguiu repetir na temporada, também por causa de lesões, a boa sequência que teve em 2010.
Quem termina a temporada em baixa é o goleiro Victor. Não conseguiu regularidade na temporada e ficou de fora do prêmio dos melhores do Brasileirão. Em contraponto, Marcelo Grohe renovou por cinco temporadas e pode ganhar espaço.
Quem manifestou grande vontade de permanecer é o centroavante André Lima. Com contrato até 2013, o camisa 99 almeja formar dupla de ataque com Kleber.
- Tenho contrato até 2013 e espero continuar. Quero um ano melhor, fiquei seis meses parado devido a uma lesão, infelizmente. Espero ter um mês para descansar e que o Kleber possa nos ajudar bastante - disse, após o clássico Gre-Nal.
O certo é que a semana será intensa no Estádio Olímpico, mesmo sem jogos. A ideia da direção é a de fechar o elenco para 2012 até o final do ano. O sonho é o de estar na Libertadores em 2013, quando a Arena já estará liberada para jogos.

Afinados: para Odone, Caio Júnior tem o 'jeito de jogar' do Grêmio

Ao contrário deste ano, presidente começa nova temporada com técnico de sua preferência. Caio será apresentado às 16h desta segunda no Olímpico


Caio Junior, Botafogo x Atlético-PR (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)Caio Júnior foi anunciado no Grêmio 
Paulo Odone começa o seu segundo ano de mandato sem Libertadores, mas com o técnico de sua preferência - ao contrário de 2010, quando iniciou a temporada com Renato Gaúcho, herança da gestão Duda Kroeff. O presidente vai apresentar às 16h desta segunda-feira, no Olímpico, Caio Júnior. Na entrevista coletiva após a derrota no Gre-Nal, Odone desfilou elogios ao novo treinador e explicou o principal motivo da contratação: identificação com a história e o jeito de jogador do clube.
O segundo ponto surge como uma grande diferença entre os técnicos citados acima. Maior ídolo do Grêmio, Renato não satisfazia Odone pelo seu estilo mais “faceiro” de colocar o time em campo. O presidente entende que Caio Júnior será capaz de aplicar uma característica mais aguerrida e marcadora - em suma, a "cara do Grêmio", expressão repetidamente usada pelo próprio presidente.
- Ele conhece a nossa realidade, o nosso jeito de jogar futebol, tem o mesmo estilo de nós – argumenta Odone.
Segundo Odone, foi o próprio Caio Júnior quem procurou a direção, alegando ter o “sonho” de trabalhar no Grêmio. O técnico começou sua carreira como jogador no Olímpico aos 14 anos. Como profissional, atuou no clube entre 1985 e 1987, conquistando o tricampeonato gaúcho. Além disso, em 1985, foi o artilheiro da competição com 15 gols, marcando o gol do título contra o Inter.
- O Caio foi meu jogador, fizemos a venda dele para Portugal (para o Vitória de Guimarães, em 1987) – recorda o presidente.
O Grêmio será o 12º clube na carreira de Caio como treinador. Em 2011, treinou o Botafogo, mas acabou demitido a três rodadas do fim do Brasileirão. O trabalho mais marcante do comandante de 46 anos foi o quinto lugar pelo Paraná no Brasileiro de 2006, que colocou o time na Libertadores do ano seguinte.

Reforços à vista: Grêmio tem dois atletas com pré-contrato, diz Pelaipe

Diretor executivo não citou nomes, mas prometeu "equipe forte"


A vinda de Kleber foi só o começo. Segundo Paulo Pelaipe, o Grêmio já tem outros dois reforços para serem anunciados nos próximos dias. Ambos estão com pré-contratos firmados com o clube. O diretor executivo, porém, optou por não revelar os nomes e se limitou a prometer uma "equipe forte" para 2012.
- Fizemos praticamente cinco contratações até agora. Três foram anunciadas e duas estão sob pré-contrato e iremos anunciar e breve - informou, em entrevista coletiva após a derrota no Gre-Nal deste domingo no Beira-Rio.
Questionado sobre a relevância dos próximos reforços, Pelaipe relativizou a expressão "nome de impacto". Para o dirigente, só quem pode confirmar a expectativa é o próprio jogador em campo. E trouxe exemplos de 2007:
- Na época, contratei um jogador e fui ironizado. Era o Diego Souza, diziam que estava gordo e acabou correspondendo. Hoje, terminou essa temporada como um dos melhores do Brasil. Em compensação, o Amoroso, tão exaltado quando chegou, infelizmente não correspondeu.
Uma dessas futuras contratações a serem anunciadas pode ser o meia Marco Antônio, destaque da Portuguesa na Série B. O Grêmio também busca a liberação do atacante Carlos Eduardo, do Rubin Kazan, da Rússia.
Até o momento, foram confirmados como reforços para 2012, além de Kleber, o zagueiro Douglas Grolli e o meia Felipe Nunes.