segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Grêmio procura Mazembe para a inauguração da Arena

Com poucas aspirações em 2011, o Grêmio mira o futuro. No dia em que comemora 39% da construção da Arena concluída 03/12, Eduardo Antonini e Paulo Odone visitaram as obras no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Em meio ao passeio, o presidente da Grêmio Empreendimentos revelou ao GLOBOESPORTE.COM que negocia com o Mazembe para a realização de um dos jogos de abertura do novo estádio gremista. O time da República Democrática do Congo eliminou o Inter na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.

O goleiro Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o Internacional (Foto: Ag. Estado)

Antonini afirmou que entrou em contato com o clube africano há cerca de um mês. Em um primeiro momento, após a conversa com dirigentes do clube e até mesmo com o goleiro Kidiaba, o dirigente recebeu dos africanos uma sinalização positiva sobre a possibilidade de viajar até Porto Alegre. O Grêmio também negocia a vinda de um grande clube do exterior para a festa de inauguração:
- O Mazembe é apenas uma das possibilidades. Também estamos negociando com outros times - disse Antonini.
De acordo com o dirigente, o clube africano faria o jogo de fundo. A partida principal reuniria o outro clube com quem o Grêmio ainda negocia.
A previsão de Antonini é de que a Arena esteja com 45% das obras concluídas até o fim do ano. Atualmente, 1,6 mil operários trabalham nas obras no Humaitá. O Grêmio garante que o novo estádio será entregue até o dia 30 de novembro de 2012. O jogo de inauguração está previsto para depois do Brasileirão do ano que vem.

Grêmio entra em processo de reformulação a partir desta segunda

Caio Júnior deverá ser apresentado durante à tarde, no Olímpico

Caio Junior, Botafogo x Atlético-PR (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)Caio Júnior foi anunciado no Grêmio 

Reformulação. A partir desta segunda-feira, o Grêmio começará em tempo integral a projetar a temporada de 2012. A começar pelo técnico Caio Júnior. O comandante já deverá ser apresentado no período da tarde, no Estádio Olímpico.
A ideia é a de anunciar reforços. O meia-atacante Carlos Eduardo é um dos nomes mais próximos. O próprio diretor executivo de futebol Paulo Pelaipe já mostrou otimismo na volta do jogador, por empréstimo junto ao Rubin Kazan, da Rússia. O atacante boliviano Marcelo Moreno também é opção.
Para o meio-campo, foi especulado o meia Marco Antônio, destaque da Portuguesa na campanha na Série B. Mas o empresário Álvaro Cerdeira negou contato com o Grêmio para tratar sobre o atleta.
Assim como jogadores irão chegar ao Olímpico, outros estão de saída. A principal reformulação será na defesa. Rafael Marques, por exemplo, já foi colocado em disponibilidade pela direção. Rodolfo e Edcarlos são outros que dificilmente permanecerão.
Pouco utilizado e sem espaço no time, Gabriel poderá ser negociado. O lateral-direito não conseguiu repetir na temporada, também por causa de lesões, a boa sequência que teve em 2010.
Quem termina a temporada em baixa é o goleiro Victor. Não conseguiu regularidade na temporada e ficou de fora do prêmio dos melhores do Brasileirão. Em contraponto, Marcelo Grohe renovou por cinco temporadas e pode ganhar espaço.
Quem manifestou grande vontade de permanecer é o centroavante André Lima. Com contrato até 2013, o camisa 99 almeja formar dupla de ataque com Kleber.
- Tenho contrato até 2013 e espero continuar. Quero um ano melhor, fiquei seis meses parado devido a uma lesão, infelizmente. Espero ter um mês para descansar e que o Kleber possa nos ajudar bastante - disse, após o clássico Gre-Nal.
O certo é que a semana será intensa no Estádio Olímpico, mesmo sem jogos. A ideia da direção é a de fechar o elenco para 2012 até o final do ano. O sonho é o de estar na Libertadores em 2013, quando a Arena já estará liberada para jogos.

Afinados: para Odone, Caio Júnior tem o 'jeito de jogar' do Grêmio

Ao contrário deste ano, presidente começa nova temporada com técnico de sua preferência. Caio será apresentado às 16h desta segunda no Olímpico


Caio Junior, Botafogo x Atlético-PR (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)Caio Júnior foi anunciado no Grêmio 
Paulo Odone começa o seu segundo ano de mandato sem Libertadores, mas com o técnico de sua preferência - ao contrário de 2010, quando iniciou a temporada com Renato Gaúcho, herança da gestão Duda Kroeff. O presidente vai apresentar às 16h desta segunda-feira, no Olímpico, Caio Júnior. Na entrevista coletiva após a derrota no Gre-Nal, Odone desfilou elogios ao novo treinador e explicou o principal motivo da contratação: identificação com a história e o jeito de jogador do clube.
O segundo ponto surge como uma grande diferença entre os técnicos citados acima. Maior ídolo do Grêmio, Renato não satisfazia Odone pelo seu estilo mais “faceiro” de colocar o time em campo. O presidente entende que Caio Júnior será capaz de aplicar uma característica mais aguerrida e marcadora - em suma, a "cara do Grêmio", expressão repetidamente usada pelo próprio presidente.
- Ele conhece a nossa realidade, o nosso jeito de jogar futebol, tem o mesmo estilo de nós – argumenta Odone.
Segundo Odone, foi o próprio Caio Júnior quem procurou a direção, alegando ter o “sonho” de trabalhar no Grêmio. O técnico começou sua carreira como jogador no Olímpico aos 14 anos. Como profissional, atuou no clube entre 1985 e 1987, conquistando o tricampeonato gaúcho. Além disso, em 1985, foi o artilheiro da competição com 15 gols, marcando o gol do título contra o Inter.
- O Caio foi meu jogador, fizemos a venda dele para Portugal (para o Vitória de Guimarães, em 1987) – recorda o presidente.
O Grêmio será o 12º clube na carreira de Caio como treinador. Em 2011, treinou o Botafogo, mas acabou demitido a três rodadas do fim do Brasileirão. O trabalho mais marcante do comandante de 46 anos foi o quinto lugar pelo Paraná no Brasileiro de 2006, que colocou o time na Libertadores do ano seguinte.

Reforços à vista: Grêmio tem dois atletas com pré-contrato, diz Pelaipe

Diretor executivo não citou nomes, mas prometeu "equipe forte"


A vinda de Kleber foi só o começo. Segundo Paulo Pelaipe, o Grêmio já tem outros dois reforços para serem anunciados nos próximos dias. Ambos estão com pré-contratos firmados com o clube. O diretor executivo, porém, optou por não revelar os nomes e se limitou a prometer uma "equipe forte" para 2012.
- Fizemos praticamente cinco contratações até agora. Três foram anunciadas e duas estão sob pré-contrato e iremos anunciar e breve - informou, em entrevista coletiva após a derrota no Gre-Nal deste domingo no Beira-Rio.
Questionado sobre a relevância dos próximos reforços, Pelaipe relativizou a expressão "nome de impacto". Para o dirigente, só quem pode confirmar a expectativa é o próprio jogador em campo. E trouxe exemplos de 2007:
- Na época, contratei um jogador e fui ironizado. Era o Diego Souza, diziam que estava gordo e acabou correspondendo. Hoje, terminou essa temporada como um dos melhores do Brasil. Em compensação, o Amoroso, tão exaltado quando chegou, infelizmente não correspondeu.
Uma dessas futuras contratações a serem anunciadas pode ser o meia Marco Antônio, destaque da Portuguesa na Série B. O Grêmio também busca a liberação do atacante Carlos Eduardo, do Rubin Kazan, da Rússia.
Até o momento, foram confirmados como reforços para 2012, além de Kleber, o zagueiro Douglas Grolli e o meia Felipe Nunes.

sábado, 26 de novembro de 2011

Ordem no Olímpico: focar na vitória domingo e deixar Gre-Nal para depois

celso roth grêmio   (Foto: Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)Marquinhos, de azul ao lado de Roth no treino desta
quinta (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Encerrar a temporada com boa impressão diante da torcida e deixar o Gre-Nal para depois. Essa é a ordem no Estádio Olímpico. Foi o que disse o meia Marquinhos após o treinamento desta quinta-feira: o foco é o Atlético-GO. A verdade é que a derrota em casa para o Ceará pegou mal entre os jogadores. Marquinhos reconheceu que a atuação foi muito abaixo do esperado.
- Temos de nos preocupar com o Atlético-GO. Dependemos ainda de uma vitória para nos firmarmos na Sul-Americana. Não podemos entrar como contra o Ceará, quando sofremos três e poderia ter sido mais. Temos de nos focar nesse jogo e apostar todas as fichas. O Inter fica para a semana que vem – discursou o meia.
O Grêmio tem oito jogadores pendurados para a partida de domingo, às 17h (de Brasília), no Olímpico: Saimon, André Lima, Escudero, Vilson, Adilson, Brandão, Julio César e Rafael Marques. No entanto, Marquinhos garante que ninguém vai tirar os pés das divididas por causa do Gre-Nal:
- Ninguém vai se poupar. Cabe a nós encerrar o ano com vitória. Temos de tirar motivação, não adianta reclamar. Quem colocou o Grêmio nessa situação foram os jogadores.
Vencer o Gre-Nal e tirar o Inter da Libertadores é importante para o grupo. Mas segundo Marquinhos, é um fator de maior peso para a torcida do que para os jogadores.
- Conseguir um resultado positivo e tirá-los da Libertadores é mais importante para o torcedor do que para os jogadores. Nosso objetivo é vencer os dois últimos jogos – finalizou.

Clique aqui e veja vídeos do Grêmio

Marcelo Moreno vira opção de reforço para o ataque do Grêmio

Carlos Eduardo e Vágner Love (que o grêmio briga com o flamengo para contratar do CSKA Moscou )  são consideradas negociações complicadas


marcelo moreno bolívia (Foto: Getty Images)Marcelo Moreno em ação pela seleção boliviana
(Foto: Getty Images)
Depois de se acertar com Kleber, o Grêmio segue focado em contratações para a próxima temporada. A ideia da direção é montar uma equipe forte para estar na Libertadores de 2013. Se Carlos Eduardo e Vagner Love são reforços considerados complicados, surge o nome de um plano B: o do boliviano Marcelo Moreno. O atacante de 24 anos pertence ao Shakhtar Donetsk, clube ucraniano dos brasileiros Douglas Costa, Fernandinho e Luiz Adriano. Moreno se destacou pelo Cruzeiro em 2008, quando foi artilheiro da Libertadores.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de contratação de Marcelo Moreno, o empresário Jorge Machado disse estar frente à negociação. E deixou a possibilidade no ar.
- A negociação é comigo. Só espere e verás... - disse Machado.
Em relação a Carlos Eduardo, pesa a favor a vontade do jogador de retornar ao Grêmio. Por outro lado, o alto valor envolvido é o fator complicador - o Rubin Kazan, da Rússia, pede €  24 milhões (R$ 60,1 milhões).
- A vontade do Carlos Eduardo pode ser uma, mas as chances são remotas. Só um acordo que poderia nos ajudar seria a recuperação dele aqui – explicou o empresário.
Carlos Eduardo ainda está em fase de recuperação de uma cirurgia de joelho. Ele está no Rio Grande do Sul com a família, mas já disse que viajará para a Rússia para tentar a liberação. Mesmo que seja uma negociação difícil, não é considerada impossível.
– Disseram que a contratação do Kleber era impossível e ele chegou ao Grêmio – acrescentou Machado.
Já o meia Ibson foi descartado. O Santos não aceita negociar o meia, que ainda busca readaptação ao futebol brasileiro.

Carlos Eduardo fala sobre o Grêmio: 'Pensamento positivo de poder voltar'

Meia-atacante viaja neste sábado para a Rússia para conversar com os dirigentes do Rubin Kazan


Carlos Eduardo pelo Rubin Kazan (Foto: Getty Images)Carlos Eduardo em ação pelo Rubin Kazan
(Foto: Getty Images)
Se depender da própria vontade, Carlos Eduardo será jogador do Grêmio em 2012. Em entrevista exclusiva para o GLOBOESPORTE.COM, o meia-atacante mostrou otimismo na negociação. Ele viajará neste sábado para a Rússia para tentar sua liberação com o Rubin Kazan.
- Pensamento positivo de poder voltar. Minha família é tricolor. A intenção é ficar próximo deles. Viajo amanhã e vou conversar com os caras – contou Carlos Eduardo.
Quase um ano sem atuar, por causa de uma cirurgia no joelho direito, Carlos Eduardo está pronto. Plenamente recuperado, garante que já pode treinar com bola. Ou seja, poderia iniciar já uma pré-temporada normalmente.
- Fui examinado por um médico na Alemanha, no mês passado. Já posso atuar com bola, na real. Estou bem. Até poderia atuar, mas não fazia sentido jogar só duas partidas – explicou o jogador, que está com a família em Novo Hamburgo, RS.
A estratégia do Grêmio para ter Carlos Eduardo em 2012 é alegar que a recuperação do jogador no Brasil seria melhor. Em uma negociação considerada complicada, o jogador viria por empréstimo. O Rubin Kazan pede € 24 milhões (R$ 60,1 milhões) pela venda do jogador.
– Em relação a Carlos Eduardo, pesa a favor a vontade do jogador de retornar ao Grêmio. Por outro lado, o alto valor envolvido é o fator complicador. A vontade do Carlos Eduardo pode ser uma, mas as chances são remotas. Só um acordo que poderia nos ajudar seria a recuperação dele aqui – explicou o empresário Jorge Machado.


Sem Gilberto Silva e Rochemback, Grêmio encerra treinos com recreativo

Celso Roth comandou último treino antes de partida contra Atlético-GO. Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance
Celso Roth comandou último treino antes de partida contra Atlético-GO
Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance

O técnico Celso Roth optou por uma atividade descontraída no último treino do Grêmio antes da partida contra o Atlético-GO. Na manhã deste sábado, os jogadores gremistas disputaram um rachão no gramado principal do estádio Olímpico.
O volante Gilberto Silva, que passou por uma cirurgia no nariz, ficou fora da movimentação. Outro desfalque foi Fábio Rochemback, que se recupera de um problema muscular na coxa.
A dupla está fora do duelo contra o Atlético-GO e mais um desfalque é o volante Fernando, que cumprirá suspensão automática. Diante de um grupo de torcedores, o recreativo deste sábado foi comandado pelo auxiliar Beto Ferreira, enquanto Roth apenas observou.
Sem vencer há quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o Grêmio não tem mais chance de se classificar para a Libertadores, mas luta pela reação na tarde deste domingo, no estádio Olímpico.

Ônibus temático do Grêmio visita o Rio entre os dias 27 e 30 de novembro

No primeiro dia, tour terá roteiro especial e será aberto aos torcedores. Nos demais, estarão apenas convidados do estande do clube na Soccerex


Maquete da Arena do Grêmio (Foto: Alexandre Alliatti/GLOBOESPORTE.COM)Maquete da Arena do Grêmio
(Foto: Alexandre Alliatti
O espaço de visitação móvel da Arena Grêmio vai fazer um tour pela cidade do Rio de Janeiro entre os dias 27 e 30 de novembro. O ônibus temático tem novos atrativos para os torcedores. Entre eles, estão a pintura externa em alusão ao novo estádio e um lounge, espaço destinado a reuniões com sofá, mesa, cadeiras, monitores de TV e bancada.

De acordo com o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, o objetivo da iniciativa é trazer os tricolores de todo o país para mais perto do clube.

- A ideia é aproximar ainda mais o sonho da nova casa Tricolor dos torcedores mais distantes - relatou.

O ônibus leva em seu porta-malas uma maquete mostrando como ficará a Arena Grêmio ao final das obras, além de contar com um local onde poderão ser adquiridos produtos oficiais da linha Grêmio, incluindo títulos de sócio, e uma área para a comercialização dos espaços da nova arena.

No domingo, o ônibus terá um tour diferenciado (confira o roteiro detalhado abaixo). Nos demais dias, ele circulará - com os convidados do estande que a Arena Grêmio terá no Festival de Futebol Soccerex, que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, no Forte de Copacabana - pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açucar.
Roteiro da visitação móvel da Arena Grêmio
Domingo - 27 de Novembro
10h30 - Saída do ônibus do Grêmio em frente ao Rio Othon Palace, em Copacabana, para o Downtown, na Barra da Tijuca (torcedores poderão ir de carona - associados terão preferência)
Trajeto turístico - Copacabana, Ipanema, Leblon, Praia da Barra e Downtown:
12h30 - O trajeto acima será repetido
14h - Exposição do ônibus Arena Grêmio e maquete no Shopping Downtown
17h - Exibição no telão - Grêmio x Atlético GO - no Badala Burger
19h30 - Retorno para Copacabana (o retorno será garantido somente para os primeiros inscritos em um dos horários).

15