terça-feira, 31 de julho de 2012

Ficha do jogo: Grêmio x Coritiba, avaliação dos jogadores tricolores.

Grêmio 1 x 0 Coritiba

A Sulamiranda é um torneio em que, a rigor, temos 3 ou 4 adversários a serem respeitados. Um deles é o Coritiba, time que se especializa em mata-mata. Não fosse a arbitragem e talvez tivessem comemorado a Copa do Brasil há duas semanas. Como com oGrêmio não há vida fácil, coube enfrentar um dos principais adversários já na primeira rodada da copa.

Primeiro tempo: 0 x 0

César Cielo faria a festa no Olímpico tamanha a quantidade de água que caiu no primeiro tempo. O gramado só não estava totalmente impraticável porque a drenagem é excepcional. Não dava portanto para exigir boa atuação. Jogadas ensaiadas, brilhaturas individuais, esquema coletivo, tudo isto ficou prejudicado. Mas dava para esperar esforço e imposição. E isto o Grêmio teve no primeiro tempo. O jogo foi quase todo no campo do Coritiba e o Grêmio teve pelo menos duas chances excepcionais de gol: uma por Souza aos 8 minutos e outra por Marco Antonio quase no final. Nas duas vezes excepcionais defesas do goleiro, especialmente na primeira. Goleiro, aliás, que foi o melhor em campo e que garantiu o empate.

Segundo tempo: 1 x 0

Leo Gago entrou para nadar no lugar de Marco Antonio, enquanto a chuva aumentava. E o jogo piorou para o Grêmio. O Coritiba ameaçava mais e as chances já não apareciam no ataque. Quem aparecia bem era Kleber, bastante a vontade na chuva e no campo encharcado. Deu dois bons chutes em jogadas que tentou entrar a drible. Aos 25 minutos uma grande jogada de ataque com um chutaço de André Lima que o goleiro rebateu. Um minuto depois o gol de cabeça no escanteio. Com o gol, o Coritiba acelerou o jogo. E, acreditem, o juiz também. Pela primeira vez vi um meretíssimo correndo até a lateral para pegar a bola como se fosse um jogador. Aliás, segundo  "Correndo" não, rebolando."

Elementos sobrenaturais fazem parte do imaginário. Não é a primeira vez em que oGrêmio jogando partidas decisivas em casa, tem o São Pedro jogando contra. Como se os astros ou o além conspirasse contra. Se é difícil enfrentar times fechados em campo seco, com poças d´água fica ainda pior. Depende muito de duas coisas: da superação e da sorte. Uma bola mal atrasada, um chute liso, uma resvalada e tudo pode, literalmente, ir por água abaixo.
Não sei se a sorte está mudando ou se acharam o sapo macumbado que alguém enterrou, mas parece que sim. De qualquer forma, o 1 x 0 foi excelente dentro das circunstâncias. Foi goleada. Eu arrisco a dizer que com este resultados passamos do Coritiba nesta fase.

_____

Os números do Olímpico

Público Pagante: 5.299
Público Não Pagante: 1.441
Público Total: 6.740 heróicos torcedores.
Renda R$ 80.396,00 

_____

Como jogaram (ou seria nadaram?)

Marcelo Grohe: Firme na chuva. Calou os corneteiros que preparavam as garras.
Edilson: Algumas incursões pela ponta. Poderia ter tentado mais o chute de longe.
Werley: Firme na chuva.
Gilberto Silva: Não teve medo de pegar pneumonia.
Pará: Até na chuva tem que entortar para dentro quando vai fazer um passe.
Fernando: Firme 
Souza: Um grande chute no primeiro tempo.
Elano: Tentou jogar mas não conseguia tocar a bola na grama.
Marco Antônio: Apareceu uma vez no jogo para dar um bom chute. No restante do primeiro tempo, sumido. Saiu no intervalo.
Kleber: Bem, dentro do possível. O melhor em campo.
André Lima: Esforçado. Correu. Trombou. Chutou. Marcou.
.....
Leo Gago (Marco Antonio): Entrou para chutar de fora da área. Não chutou.
Vilson (Fernando): Entrou firme.
Marquinhos (Elano): Entrou para poupar Elano. Sem tempo.

Pofexô: Optou por Marco Antonio talvez pelo campo molhado. Talvez por teimosia. Fora isto, nada mais pode lhe ser cobrado.
_____

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Márcio Santiago (MG) e Carlos Berkenbrock (SC) - Juizinho cheio dos trejeitos e chiliquento. Picou o jogo em todo o primeiro tempo. Correu desesperado atrás da bola para pô-la em jogo quando o Grêmioganhava. Atuação normal e esperada.

Luxa vê aprendizado e fica satisfeito com vantagem do Grêmio


Tricolor gaúcho superou o Coritiba por 1 a 0 pela Sul-Americana


Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Luxa: Tivemos aprendizado contra o Palmeiras
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
A eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Palmeiras serviu de lição ao Grêmio. A avaliação é de Vanderlei Luxemburgo. Ao analisar a vitória sobre o Coritiba, nesta terça-feira, no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, o treinador disse que o time aprendeu com os erros do insucesso no primeiro torneio de mata-mata. E mais: definiu a vantagem como boa em busca de vaga às oitavas de final do torneio internacional.

O mau tempo e o consequente gramado encharcado do Olímpico foram um complicador extra. E, aí, os elogios cresceram:
 
- Jogamos sabendo que não teria jogo. Por isso, soubemos aproveitar a única alternativa: bola aérea. Nossa única chance seria aproveitar uma jogada alçada, com contato, arremate. Nosso time soube se comportar nesta situação - completou o comandante ao falar das péssimas condições de jogo.- Tivemos um aprendizado após o jogo do Palmeiras. Em casa, não cuidamos uma bola de lado de campo e levamos gol. Hoje, o rival teve várias bolas paradas e não sofremos. A vantagem é boa para o jogo de volta, mas se não classificarmos não adianta de nada.

Em 13 de junho, igualmente em casa, o Grêmio empatava com o time paulista e, nos últimos minutos, no desespero de conseguir a vantagem, perdeu por 2 a 0. Nesta noite, manteve a calma e saiu de campo vencedor. A classificação será decidida no dia 23 de agosto.

O Grêmio está de folga nesta quarta-feira. A reapresentação é na tarde de quinta



Saiba Mais:

Sob temporal, Grêmio supera Coritiba na largada da Sul-Americana

Sob temporal, Grêmio supera Coritiba na largada da Sul-Americana


Times brasileiros sofrem com gramado em chuvosa noite de Porto Alegre. André Lima faz o gol do 1 a 0 no jogo de ida da segunda fase


  • momento decisivo
    26 do 2º tempo

    Léo Gago cobrou escanteio, pelo lado direito, e descobriu André Lima na área. O centroavante subiu mais do que a zaga adversária e fez o gol do jogo
     
  • arbitragem
    Erro maior

    Ricardo Marques Ribeiro fez boa arbitragem. Conduziu bem a partida, sem grandes problemas. O erro maior foi ter permitido o jogo em gramado sem condições
     
  • deu errado
    Defesa

    O Coritiba apostou na defesa para levar a vantagem para casa. Atacou pouco e ainda falhou em jogada aérea. Terá de inverter a situação no Couto Pereira
Sobrou água, faltou futebol. Esse paralelo resume o que aconteceu, na noite desta terça-feira, no Olímpico. Sim, porque o que se viu não lembra nem de longe uma partida de futebol. Melhor para o Grêmio, que soube se adaptar melhor ao gramado encharcado, e, com um gol de André Lima, venceu o Coritiba por 1 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana.
Grêmio vence Coxa em gramado encharcadíssimo com gol de André Lima.
O resultado deixa o time gaúcho em vantagem para avançar às oitavas de final. Joga por nova vitória, empate ou derrota por um gol desde que marque um. O paranaense precisa derrotá-lo por dois gols. Se vencer por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis.
André Lima, Grêmio x Coritiba, Copa Sul-Americana (Foto: Agência EFE)André Lima, autor do gol da vitória, é o nome da partida desta terça-feira (Foto: Agência EFE)
Nome do jogo, André Lima valorizou a única jogada que imperou no gramado encharcado: as bolas aéreas. Foi assim, ao desviar um escanteio, que o centroavante fez o placar do jogo.
- A chuva atrapalhou o jogo e só nos deu uma opção, que era a bola aérea. Graças a Deus conseguimos sair com uma vitória – avaliou o atacante.
Já no Coritiba, a ordem era a de minimizar o resultado e não perder o foco no Brasileirão e na partida de volta.
- A gente lutou o máximo que pôde, mas não conseguiu a vitória. Não podemos deixar isso nos afetar – opinou o atacante Everton.
Antes de decidirem quem passará de fase, dia 23, às 19h30min, no Couto Pereira, os times voltarão a disputar o Brasileirão, domingo, às 16h, jogando em casa, pela 14ª rodada. O Grêmio receberá o Bahia, e o Coritiba, o Fluminense.
Bola ao alto
O scout do jogo bem que poderia ter uma nova estatística: a de tempo de bola no ar. Afinal, esse foi o expediente usado pelos jogadores para amenizar o prejuízo do campo encharcado. Chovendo desde as 16h em Porto Alegre, o gramado do Olímpico não resistiu. As inúmeras poças d'água impediram tudo relacionado a uma partida normal de futebol.
Como o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (MG) deu condições de jogo, a troca de passes, os dribles, tentativas de lançamentos e desarmes foram trocados por chutões, chutões e mais chutões, e escorregões, escorregões e escorregões. Os atletas devem ter ficado com torcicolo. Afinal, passaram bom tempo olhando ao céu para tentar se posicionar para receber a bola.
Nesse contexto, a estratégia de poupar jogadores com desgaste se revelou acertada: o tricolor Zé Roberto e o coxa-branca Pereira ficaram de fora. E o Grêmio, apesar da baixa de última hora de Marcelo Moreno, se adaptou melhor. Teve a primeira chance, aos três minutos, após Elano cobrar falta e Gilberto Silva desviar para fora. Embora a resposta tenha sido imediata, três minutos depois, com Ayrton no mesmo fundamento, obrigando Marcelo Grohe a fazer grande defesa, o Coritiba pouco ameaçou. Adotou postura defensiva. E sofreu pressão. Souza, Elano e Marco Antonio, em finalizações de fora da área, quase abriram o placar.
Gol salvador
O intervalo deu pinta de que renovaria o futebol. A chuva diminuiu em intensidade. Mas... Logo ao começar o segundo tempo, voltou a carga de antes da partida. Luxa, então, trocou Marco Antonio por Léo Gago.
A aposta aumentou a força física. Porém, foi o Coritiba que passou a atuar melhor. Com postura mais ofensiva, ameaçou com Roberto, em chute de fora da área, aos 12 minutos. Só em uma arrancada de Kleber, que mandou para a linha de fundo, o Grêmio voltou a ter chance.
Então, aos 26, o Grêmio voltou a apostar na bola aérea. Léo Gago cobrou escanteio, e André Lima subiu mais do que a zaga: 1 a 0, gol de cabeça, típico de centroavante.
Marcelo Grohe ainda fez boa defesa em chute de Leonardo. E foi só a exceção de mais erros de passes, finalizações e lançamentos. O Grêmio largou em vantagem na Sul-Americana.

Grêmio espera contar com Saimon para jogo de volta contra o Coritiba


Zagueiro se recupera de uma cirurgia no quinto metatarsiano do pé esquerdo


saimon grêmio zagueiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Saimon disputou seis jogos em 2012 (Foto: Lucas
Uebel/Grêmio FBPA)
Vanderlei Luxemburgo aposta em Saimon. Se existia alguma dúvida quanto à utilização do zagueiro, o técnico tratou de acabar com ela na última segunda-feira, quando o confirmou na lista de 25 jogadores para a disputa da Copa Sul-Americana. Até aí nada demais. Ocorre que o jogador se recupera de uma cirurgia no quinto metatarsiano do pé esquerdo, e ainda não voltou a trabalhar com os companheiros.
Pela previsão inicial do clube, o jogador de 21 anos ficaria afastado por 60 dias. Como realizou a cirurgia no dia 8 de junho, voltaria no início de agosto, ficando apto a enfrentar o Coritiba no jogo de volta (a partida será disputada no dia 23 de agosto). E é justamente no tempo para o próximo confronto que Luxa se ampara para poder utilizar Saimon:
– Agora, tenho zagueiros suficientes. O outro jogo é só no final do próximo mês. Então, o Saimon terá um tempo de recuperação.
O ano do zagueiro não tem sido fácil. Saimon já havia passado por um processo cirúrgico no início de março, por conta de hérnia inguinal. Dos 43 jogos disputados pelo clube em 2012, ele atuou em apenas seis, marcando um gol.

Sul-Americana sobe no conceito do Grêmio e vira alvo de Luxemburgo


Luxemburgo lembra que torneio leva campeão à Libertadores


Luxemburgo técnico Grêmio (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo acha que torneio precisa de ajustes
no calendário (Foto: Tomás Hammes)
A oportunidade em chegar à Libertadores pela Copa Sul-Americana faz o Grêmio focar a competição. Atrás da única conquista continental que ainda falta em sua sala de troféus, o clube não deixará de lado o antigo “patinho feio”. Tanto é que colocará força máxima tanto nela quanto no Brasileirão.

Vanderlei Luxemburgo falou sobre a importância do torneio. Antes, o próprio treinador era um crítico do certame. No entanto, a partir de a Conmebol ter colocado como prêmio o campeão da Sul-Americana na Libertadores do próximo ano (o que ocorre desde 2010), ele entende que o campeonato ganhou em prestígio:

– A vaga na Libertadores é fundamental e a Sul-Americana é uma conquista internacional. Ela ainda cresceu com a vaga na Libertadores. É uma competição diferente.
Luxa, no entanto, entende que a Sul-Americana ainda precisa de alguns ajustes. Um deles se refere ao período ao qual é disputado. Como o torneio ocorre no segundo semestre, é disputado simultaneamente com o Brasileirão, o que deveria ser revisado pela entidade:

– Ela é colocada em um momento complicado. Você está decidindo a vaga da Libertadores, o título do Brasileirão. Acho que tem este problema.
Até por isso e pela busca no título, o técnico utilizará quase todos os titulares diante do Coritiba nesta terça-feira, às 21h15, no Olímpico. Apesar Zé Roberto, que sentiu um desconforto muscular na coxa no último sábado, será preservado, e Moreno também será preservado Elano e Gilberto Silva, que poderia ficar de fora, devem iniciar a partida:Pela fórmula de mata-mata, Vanderlei alerta para os perigos do torneio. Ressalta que é fundamental fazer um resultado no jogo de ida para construir uma vantagem pensando na partida de volta. Todavia, lembra que não pode abrir o time, correndo o risco de sofrer gols que complicariam a sequência na competição.

– Os únicos jogadores que vão estar fora são o Zé e o Moreno. Conversei com o Gilberto e ele vai jogar. Não podemos abdicar da competição. Vamos com força máxima.

Arquibancada é finalizada e obra da Arena do Grêmio entra na reta final


Etapa era considerada pelo clube uma das mais trabalhosas do novo estádio


A Arena do Grêmio deu mais um importante passo na manhã desta terça-feira. Os operários que ajudam a erguer o novo estádio tricolor concluíram o último lance de arquibancadas e finalizaram todos os setores que receberão a torcida durante os jogos. Um evento no bairro Humaitá, em Porto Alegre, marcou o fato e contou com a presença do presidente Paulo Odone e do ex-jogador Tcheco, que recebeu uma homenagem do clube.
Arena do Grêmio (Foto: Juliano Kracker/Divulgação)Todos os lances de arquibancada da Arena foram concluídos (Foto: Juliano Kracker/Divulgação)
Com a conclusão das arquibancadas, as obras da Arena do Grêmio entram na reta final. Agora, faltam apenas a finalização da cobertura e trabalhos de acabamentos das áreas internas e externas do novo estádio:

- Foi uma etapa muito importante, talvez a mais simbólica da obra até agora. É claro que ainda falta muita coisa, como o telhado, acabamento, o gramado e a parte de tecnologia. Mas a parte mais trabalhosa talvez tenha sido a arquibancada – destaca o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.
 
Arena do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Arena do Grêmio recebe o último lance de
arquibancada (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)
A celebração com a finalização de mais uma etapa da obra se justifica. Segundo Antonini, a conclusão da arquibancada era um dos trabalhos que poderiam influenciar no prazo final de entrega do estádio.

- O acabamento, por exemplo, é complicado, mas pode ser acelerado. É só colocar mais operários que a obra anda mais rápido. A parte de estrutura era a mais difícil, até por questões climáticas, como a chuva. Vamos agora para as últimas etapas - explicou.

Alguns setores já começaram a receber os retoques finais. O vestiário, que terá aproximadamente 300 m², ainda está tomando forma. Os banheiros já começaram a receber azulejos no solo, nas paredes e nos corredores. Estão sendo utilizados 60 mil metros quadrados de material.

A Arena do Grêmio será inaugurada no dia 8 de dezembro, um sábado. O Hamburgo, adversário no título mundial de 1983, deve participar da partida inaugural. Antonini, porém, garante que o contrato com o time alemão ainda não está assinado. O clube prepara uma série de eventos para o dia da inauguração do estádio.

Ex-goleiro Danrlei recebe título de 'atleta laureado' do Grêmio


Hontaria ao ex-jogador foi concedida durante reunião do Conselho


Danrlei, ex-goleiro do Grêmio (Foto: Divulgação/www.danrlei.com.br)Danrlei foi um dos maiores vencedores da história
do Grêmio (Foto: Divulgação/www.danrlei.com.br)
Já era madrugada desta terça-feira quando o Conselho Deliberativo do Grêmio concedeu o título de atleta laureado ao ex-goleiro Danrlei. A decisão ocorreu em uma reunião que reuniu centenas de conselheiros no Salão Nobre, no Estádio Olímpico. No mesmo encontro, também ficou definido a data do primeiro turno da eleição presidencial: 25 de setembro. A honraria será outorgada na sessão solene, em setembro.

Danrlei foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do Grêmio. Com a camisa 1 do clube ele venceu três Copas do Brasil, uma Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana e um Brasileirão.

O encontro ainda realizou a apreciação e aprovação da proposta de reforma estatutária, que inclui a figura do Conselheiro Jubilado, para os conselheiros com mais de 70 anos.

Grêmio e Coxa se reencontram após jogo emocionante pelo Brasileirão


Além da ambição pela Copa Sul-Americana, que dá uma vaga na Libertadores, equipes buscam melhorar retrospectos na competição


O duelo do último sábado, que teve gol decisivo aos 44 minutos do segundo tempo (2 a 1 para o Coritiba), ainda nem saiu da memória. E três dias depois do encontro pelo Brasileirão, Coritiba e Grêmio voltam a se enfrentar às 21h15m (de Brasília) desta terça-feira, no Olímpico, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana 2012. Além da ambição pela taça continental, que credencia a uma vaga na Libertadores de 2013, as duas equipes buscam melhorar seus retrospectos na competição: ambas nunca chegaram às oitavas de final do torneio.
Conhecido como copeiro, pelas duas conquistas da Libertadores e as quatro Copas do Brasil, o Tricolor gaúcho nunca foi bem na Sul-Americana. Nas quatro edições anteriores que participou, sempre acabou eliminado na “fase brasileira”.Mesmo na quarta colocação do Brasileirão, o Grêmio não deixará a Sul-Americana de lado. Tanto é que Vanderlei Luxemburgo utilizará quase todo o time titular diante do Coxa. Até Gilberto Silva, que o técnico havia prometido poupar, estará em campo. Apenas Zé Roberto será preservado.
Assim como o Grêmio, o Coritiba também apresenta um currículo tímido na competição. Em 2009, foi eliminado pelo Vitória, após perder por 2 a 0 e devolver o placar no Couto Pereira. Na disputa de pênaltis, foi eliminado por 5 a 3. Cinco anos antes, caiu diante do São Caetano: perdeu por 2 a 1 no Couto e empatou no Anacleto (2 a 2). Apesar disso, o Coxa se apoia no rendimento das duas últimas edições da Copa do Brasil, disputada com fórmula semelhante à da Sul-Americana, quando conseguiu chegar até a final.
Um trio brasileiro comandará a partida. Ricardo Marques Ribeiro apitará o jogo, auxiliado por Márcio Santiago e Carlos Berkenbrock. 

header as escalações 2
Grêmio: Vanderlei Luxemburgo confirmou quase todo o time que enfrentará o Coritiba. O técnico terá os retornos de Kleber e Souza, que não atuaram no último sábado por conta de suspensão. A única dúvida é quanto ao substituto de Zé Roberto. Marquinhos e Marco Antônio disputam a vaga. O Grêmio terá Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kleber e Marcelo Moreno.

Coritiba: o Coritiba deve ter duas mudanças no time titular, em relação ao confronto com o Grêmio, pelo Brasileirão. O zagueiro Pereira foi poupado, e o volante Sérgio Manoel sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Demerson e Júnior Urso podem ser os substitutos. No meio-campo, o técnico Marcelo Oliveira pode tirar o meia Lincoln e escalar o volante Gil para dar mais apoio ao sistema defensivo. A provável escalação deve contar com Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil (Lincoln) e Robinho; Everton Costa e Leonardo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Grêmio: focado na Sul-Americana, Luxa rechaçou mandar um time misto para o jogo desta terça-feira. Dos que disputaram a partida no Couto Pereira, Zé Roberto, que sentiu um desconforto muscular na coxa, está fora. Fábio Aurélio, Leandro e Júlio César, ambos lesionados no joelho.

Coritiba:
 o volante Sérgio Manoel está lesionado no joelho esquerdo e ficou em Curitiba. O zagueiro Pereira foi poupado, pelo desgaste de jogos sequenciais. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino permanecem por mais duas semanas no departamento médico. O lateral-esquerdo Eltinho e o atacante Marcel estão em recuperação física. Cleiton, Jackson e Keirrison ainda não têm previsão  de retorno.

header fique de olho 2
Grêmio:
 após cumprir suspensão, Kleber volta ao time. E o Gladiador tem sido fundamental ao time. Nos últimos oito jogos da equipe, ele marcou dois gols e participou de outros seis.
Coritiba: Robinho chegou de forma tímida no Coritiba e, aos poucos, foi ganhando espaço. Após três boas atuações no meio-campo, roubou a vaga de Everton Ribeiro e consegue fazer muito bem a ligação entre meio e ataque. É um dos destaques no apoio da dupla Leonardo e Everton Costa.

header o que eles disseram

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A Sul-Americana é uma competição diferente. É uma Copa. E em uma competição assim, é preciso ter muito cuidado. O Coritiba vai jogar da mesma maneira, esperando o contragolpe. Fora de casa, eles vão jogar ainda mais fechados. Eles não devem mudar o estilo de jogo".
Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Estamos estudando estratégias para um novo regulamento. Dois jogos com um adversário que conhecemos bem, pelo jogo anterior, além da necessidade do Grêmio de fazer o resultado em casa. Temos que colher o melhor resultado que nos dá condição de decidir em casa".
header números e curiosidades
* Coritiba e Grêmio já se enfrentaram em 67 jogos, com 37 vitórias da equipe gaúcha, 14 empates e 16 triunfos do Coxa. Nesses 67 confrontos, o Grêmio marcou 68 gols e sofreu 56.

* O Grêmio aposta na força do ataque para conquistar uma vantagem. Nos últimos cinco jogos, os nove gols foram marcados pelos jogadores de frente da equipe.

* O último confronto foi marcado pelo excesso de passes errados. Foram 76 em 90 minutos. O Grêmio desperdiçou 41, enquanto o Coxa 35.
 
header último confronto v2
Coritiba e Grêmio se enfrentaram pela última vez neste sábado, pela 13ª rodada do Brasileirão de 2012. O Coxa venceu a partida por 2 a 1 no Couto Pereira. Leonardo marcou o gol da vitória aos 44 minutos da segunda etapa, em um belo  chute de fora da área. O primeiro gol dos donos da casa foi marcado por Ayrton. André Lima anotou o tento do Tricolor gaúcho.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Luxa confirma Gilberto Silva e só poupará Zé Roberto contra o Coritiba


Dúvida fica entre o substituto do camisa 10, que será Marquinhos ou Marco Antônio


Vanderlei Luxemburgo técnico Grêmio (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo enalteceu o espírito guerreiro de Elano
 (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Se o treinamento desta segunda-feira não indicou o time, Vanderlei Luxemburgo confirmou quase toda a equipe que enfrentará o Coritiba nesta terça-feira, às 21h15, pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana. Apenas Zé Roberto será preservado. Até mesmo Gilberto Silva, que o treinador do Grêmio havia dito que não atuaria, está garantido:
– O único jogador que vai estar fora é o Zé. Conversei com o Gilberto. Ele vai jogar amanhã. Não podemos abdicar da competição. Vamos com força máxima. Só não vou expor o Zé, que sofreu um desconforto na coxa.
Além da dupla, Elano, Marquinhos e André Lima, que não se sentiram bem no último sábado, ficarão à disposição. Sobre Elano, aliás, Luxa foi só elogios.
  O Elano teve um desgaste muito grande. Ele passou muito mal. É guerreiro e vai para o pau. Vou conversar com ele. Se estiver legal, ele vai para o jogo. Aí veremos o tempo que ele aguenta. Não podemos abdicar da Sul-Americana, que dá vaga na Libertadores. Nós gostamos de ganhar.O técnico gremista enalteceu o espírito do camisa 7. Lembrou a indisposição estomacal à qual o meia foi acometido, mas o classificou como um “guerreiro”. Revelou que terá uma conversa com ele antes do jogo, mas, pela importância da competição, indicou que Elano deve iniciar a partida:
A única dúvida que resta é o substituto de Zé Roberto. Marquinhos e Marco Antônio disputam a posição. O provável time do Grêmio terá Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kleber e Marcelo Moreno.

Grêmio luta contra retrospecto negativo na sul-americana

A Copa Sul-Americana 2012 começa nesta terça-feira para os clubes brasileiros. No Estádio Olímpico, Grêmio e Coritiba revivem o confronto do último sábado, ocorrido pelo Brasileirão, na partida de ida da fase nacional da competição, a partir das 21h15, horário de Brasília.

O Grêmio luta contra um retrospecto ruim na competição. Em quatro participações, o time gaúcho jamais passou da primeira fase. Em 2003, foi lanterna de um triangular que incluía São Paulo e Vasco. Em 2004 e 2008, o algoz foi o rival Internacional. Em 2010, a equipe caiu para o Goiás. No total, a equipe já disputou oito jogos pela Sul-Americana, e ganhou apenas um, empatando quatro e perdendo três.

O meia Zé Roberto deve ser o único jogador poupado pelo Grêmio nesta terça. O jogador de 38 anos sofreu um desconforto muscular diante do Coxa no sábado e não irá para o jogo. Seu provável substituto é Marquinhos, com Léo Gago correndo por fora. Gilberto Silva, outro que poderia ter sido preservado, vai para o jogo. A ideia de Vanderlei Luxemburgo é ir com força máxima para buscar o título da competição.

“O Zé será o único poupado. Conversei com o Gilberto e ele vai para o jogo amanhã (terça). Falei da importância deste jogo e que temos que ir com força máxima”, declarou Luxa. Em relação à equipe que perdeu no Couto Pereira por 2 a 1 no último sábado, o Grêmio terá dois reforços: o volante Souza e o atacante Kléber, que não viajaram ao Paraná por estarem suspensos. O Gladiador deve formar dupla com o boliviano Marcelo Moreno na frente.

Depois da perda da Copa do Brasil em dois anos consecutivos e de deixar escapar a vaga na Libertadores da América na última rodada do Brasileirão em 2011,o Coxa ainda não desistiu de seu sonho internacional. Por isso, a Sul-americana aparece em um momento chave, em que redenção é a palavra de ordem para apagar de vez os tropeços na hora de decidir.

O técnico Marcelo Oliveira quer, aliás, mostrar que apesar de alguns altos e baixos, a equipe segue sendo competitiva e se recuperou emocionalmente. "O Coritiba não virou um time medíocre porque perdeu a Copa do Brasil e estamos provando isso, fazendo bons jogos e conquistando as vitórias", avaliou.

Em relação ao time que venceu os gaúchos no final de semana, a principal ausência é o volante, vetado pelo departamento médico devido a uma lesão no joelho esquerdo. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino também seguem em tratamento e estão fora da partida. O lateral Jonas, que ficou de fora por estar acertando sua transferência para o Vasco da Gama, não deve atuar mais com a camisa alviverde.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORITIBA

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 31 de julho de 2012, terça-feira
Horário: 21h15 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Brasil)
Assistentes: Márcio Santiago e Carlos Berkenbrock (ambos do Brasil)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson(Tony), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos(Léo Gago) e Elano; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Emerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Lincoln e Robinho; Leonardo e Everton Costa
Técnico: Marcelo Oliveira 

Confira as outras partidas de terça pela Copa Sul-Americana:

Fase Preliminar – Jogos de ida
16h15 – Unión Comercio x Envigado
19h00 – Deportes Iquique x Nacional-URU
21h15 – Emelec x San Martín-PER
23h30 – Deportes Tolima x Deportivo Lara

Luxemburgo e Werley são apenas advertidos em julgamento no STJD

Técnico e zagueiro do Grêmio estão livres de suspensão, após proposta feita pela Procuradoria



O técnico Vanderlei Luxemburgo e o zagueiro Werley escaparam de suspensão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão nesta segunda-feira, dia 30 de julho. Ambos estavam denunciados na pauta da Primeira Comissão Disciplinar, mas acabaram apenas advertidos após proposta de transação feita pela Procuradoria. Assim, após a aceitação do advogado do clube gaúcho, os dois não chegaram nem mesmo a ser julgados pelos auditores.

O Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 1 na partida realizada no dia 15, mas acabou tendo o zagueiro e o treinador expulsos do estádio Independência. De acordo com o relato do árbitro Marcelo Aparecido de Souza, Werley deixou o gramado aos 43 minutos do primeiro tempo por “trancar seu adversário” e receber o segundo cartão amarelo. O zagueiro foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), acusado de “praticar ato desleal ou hostil durante a partida”.
Vanderlei Luxemburgo foi excluído do banco aos 44 minutos do segundo tempo por reclamar do árbitro. Na súmula, Marcelo de Souza relata que, após a marcação de uma falta contra o Grêmio, o treinador “discordou de sua marcação” e, por isso, acabou punido. Luxa já havia sido advertido verbalmente pelo árbitro. A Procuradoria denunciou o técnico o acusando de “assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva; desrespeitando os membros da equipe de arbitragem”, com base no artigo 258, § 2º, inciso II do CBJD.
Na sessão desta segunda-feira, o advogado Domingos Moro apresentou imagens da expulsão do jogador e também da exclusão de Luxemburgo. Mas em seguida, antes de apresentar sua defesa, o advogado ouviu do procurador Fábio Lira a proposta para que ambos fossem advertidos, sem levar o caso ao mérito. Acatada a proposta pelo advogado do Grêmio, o processo se encerrou ali.
Werley e Luxemburgo estarão em ação já nesta terça-feira, dia 31, quando o Grêmio estreia na Copa Sul-Americana, às 21h15, contra o Coritiba, pelo jogo de ida da primeira fase.