quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Grêmio incorpora 'estilo Luxa' e comanda posse de bola no Brasileiro


Com 48,93% de média, clube gaúcho foi superior em 12 de 14 partidas. Tem ainda o recorde em um único jogo


Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Luxa trabalha qualidade de passes do time
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Por tradição, o Grêmio é um clube que prima pelo futebol de força. Vanderlei Luxemburgo, por conceito, gosta do jogo bem jogado. O que, à primeira vista seria um problema, virou solução. Ao adotar o ‘estilo Luxa’, o clube gaúcho aliou dois quesitos que o fazem comandar a posse de bola em seus jogos no Brasileirão. É um dos pilares da boa campanha.
A média de posse de bola, em 14 jogos, é de 48,93% - perde para Botafogo (50,21%) e Flamengo (49,21%). Só ficou atrás em duas partidas, contra Cruzeiro e Botafogo, fora de casa. Compensou com vitórias. E ainda tem o recorde do fundamento em 90 minutos: 64% diante do Sport.
- O grupo tem qualidade e, com atitude, mantém o crescimento. Temos uma forma de jogar que se mantém dentro e fora de casa – disse Luxa após a última vitória sobre o Bahia.
Mas qual a importância de manter da posse de bola? É aquela coisa: só fará gol se tiver ela em seu poder. Além de desgastar o rival, o impede de comandar o jogo. Tudo trabalhado em treinamentos.
É comum ver Luxa fazer sessões de trabalho para exercitar a marcação e a consequente roubada de bola. A troca de passes também é pauta nas sessões. Claro que nem sempre dá certo ou é garantia de vitória. Mas é um bom caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário